Postagens populares

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Entrevista Kishimoto Shonen Jump 2012



Entrevista com Kishimoto




Masashi
Kishimoto sensei é o criador do manga best-seller internacional Naruto.
Mesmo que ele esteja ocupado criando obras-primas toda semana para a
Weekly SHONEN JUMP, ele ainda é um fanático por filmes e um pai devoto.
Ao criar coisas originais, artistas e suas criações normalmente tem uma
relação interessante, e no caso do Kishimoto, isso é especialmente
verdade. (Continue lendo pra sacar o que eu digo!) Em nossa entrevista
sit-down (não consegui pensar em uma palavra, entrevista sentada??) com
esse lendário criador de mangá, SJ Alpha descobre o funcionamento
interno por trás desse dificil processo e como ele cria a história que
cativa audiências de todo o mundo.

Shonen Jump: Quando foi a primeira vez que você pensou em ser um mangaka (criador de mangá), e porque?

Kishimoto:
Em algum ponto entre a segunda e a quarta série eu comecei a ver o
anime do Akira Toriyama Sensei Dr. Slump e o mangá do Dragon Ball. Eu
amava seus personagens. Eu era especialmente ligado ao Arale do Dr.
Slump e ao Goku do Dragon Ball. E também, a arte dele me atraiu. Tinha
alguma coisa em seu estilo de desenhar cartunesco que parecia certo,
mais do que desenhos realisticos. Eu falei para mim mesmo, eu quero ser
igual ao Toriyama Sensei.


 SJ: Da onde você tira sua inspiração? Você ouve musica ou vê filmes enquanto trabalha?

K:
Eu tenho um DVD player com uma pequena tela na minha mesa, e algumas
vezes eu vejo filmes e ouço música. Eu costumava a faze-lo mais
frequentemente enquanto trabalhava, mas não muito hoje em dia. Depois de
desenhar mangás por 12 anos, eu aprendi que isso afeta minha arte. Por
exemplo, se eu estava ouvindo uma música com letra triste, meu mangá
começa a refletir essa tristeza. E então quando eu vou olhar meus
desenhos anteriores, alguma coisa parece sair diferente do que eu
pretendia. Então eu decidi parar com qualquer coisa que pudesse afetar
meu desenho.

Mas eu amo filmes e pego muita inspiração deles. No
meu tempo livre, eu vou ao cinema tentar ver todos os filmes
blockbusters. Eu também procuro DVDs de filmes "dificeis de achar" nas
lojas. Eu gosto de assistir grandes trilogias como Star Wars, filmes de
terror como SAW (Jogos Mortais), filmes de romance como 500 Days of
Summer (500 Dias com Ela), e classicos como The Sting (Um Golpe de
Mestre). (Kishimoto cinéfilo FTW!)

Meu filme favorito de todos os
tempos é Akira, mas eu amo filmes de Hollywood em geral. Meu favorito
recente é How to Train Your Dragon (Como treinar o seu dragão), porque o
roteiro era tão fantastico. Como um fã de Quadrinhos, eu gostei de
TinTin (As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne). Eu achei o filme
bem fiel ao quadrinho, e a animação em CG fez ele parecer mais real do
que se fosse em live-action (lol).

SJ: O horário de um
mangaká é tenso. Qual é o segredo para aguenta-lo por tantos anos e
ainda assim manter um incrivel trabalho de alta qualidade?


 K: A única razão de eu continuar
desenhando mangá por tanto tempo é porque Eu amo desenhar mangá. Eu
realmente sinto que esse trabalho é feito pra mim, e tem realmente
funcionado. Se você não nasceu com uma paixão de desenhar, se torna
impossivel desenhar mangá. Você vai querer fujir ou ter uma reação
alergica ou sei lá o que. Quando eu era um bebê, eu desenhava na parede
com minha bosta antes mesmo de segurar uma caneta (e sim, ele falou que
desenhava com bosta LOL). Então desde que eu possa lembrar, eu sempre
amei desenhar.

SJ: Você vem desenhando e escrevendo Naruto
por mais de 10 anos. Comparado a quando você começou, como você acha
que creceu e mudou como pessoa e artista?

K: Durante minha
carreira como um mangaka, eu me casei, tive filhos e me tornei pai.
Isso influenciou diretamente a história em Naruto. Por essas
experiencias, eu percebi as coisas que são importantes nesse mundo. Ser
um pai me deu uma perspectiva diferente, que eu não tinha quando era
solteiro.

O personagem Naruto representa um pouco de mim mesmo e
um pouco dos meus filhos. Foi depois que meus filhos nasceram que eu
quis escrever sobre os pais do Naruto. O jeito que os pais do Naruto são
com ele é bem proximo de como eu me sinto sobre meus filhos. (NT:
Melhor jeito que achei pra expressar essa frase)

Mas eu não quero
deixar tão maçante porque manga tem que ser sempre divertido. Ele é pra
ser contado do ponto de vista das crianças. Mesmo se eu morrese algum
dia, eu queria deixar um trabalho no mundo que fizesse meus filhos
entenderem o que eu sempre quis dizer a eles.


SJ: A
história do Naruto não é mais um segredo e ele sabe que seus pais amaram
ele. Como isso vai continuar a mudar a perspectiva do Naruto no mundo e
seu relacionamento com a Kyuubi?

K: No começo da série,
Naruto não tinha pais, e tudo que ele tinha era a Kyuubi dentro dele.
Ele era tratado como um bagunceiro ou perdedor. Ele tinha muito ódio e
raiva do mundo porque ele não tinha uma identidade.

Eu ia fazer o
flash back sobre os pais do Naruto bem pequenos. Mas aprender sobre
seus pais se tornou crucial para o Naruto se ligar de sua identidade.
Mesmo que seus pais não estão nesse mundo, eles puderam usar seus
chakras para dizer ao Naruto como eles se sentiam sobre ele. Seus pais
selaram a Kyuubi nele para trazer a paz ao mundo. Eles acreditaram nele
tão forte que pensaram que ele seria capaz de aguentar a
responsabilidade.

Quando Naruto soube sobre sua verdade, ele
ficou mais ligado do proposito de sua vida. Ele descobriu quem ele
realmente precisa virar e o que ele precisa fazer para realizar seu
sonho junto com a esperença de seus pais.

Amor é uma coisa
grande. Desde que me tornei pai, eu realmente acredito (mesmo que tenha
algumas excessões) que pais de todo o mundo sempre amam seus filhos.
Quando as crianças poden realmente entender o amor de seus pais, ajuda
bastante a eles se acharem. Então eu realmente queria dar ao Naruto essa
experiencia.

Fim da 1ª parte da entrevista!

AVISO: A 2ª parte da entrevista sai semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário